business

Ad

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Volta, Perdidos!

Home do extinto blog "Volta Perdidos" (2013)
Em meados do fim do ano de 2009 foi criado o blog sobre os episódios perdidos de Chaves, o voltaperdidos.blogspot.com. Na época da criação do blog, o assunto "episódios perdidos" não tinha informações profundas. Não se sabia se o motivo para vários episódios de Chaves terem deixados de serem exibidos pelo SBT ainda no início dos anos 1990.

As hipóteses eram várias:
"Atropelamento com Linguiças", 1975.
  •  Episódios teriam perdido sua qualidade de imagem e teriam sido substituídos por "semelhantes" de um ano mais recente; 
  • Um alagamento na antiga sede do SBT que teria atingido a seção de fitas;
  • O SBT não teria renovado os direitos de exibição sobre vários episódios, uma vez que existiam as novas versões e não valeria à pena gastar dinheiro passando os "velhos"; 
  • Episódios teriam sidos censurados, como "O Atropelamento" (1975), conhecido na época como "Atropelamento com linguiças" pela cena em que Chaves usa linguiças com serragens para simular as tripas de Quico após um atropelamento; "Os Espíritos Zombeteiros" (1974) teria tido sua exibição proibida por "brincar" com espiritismo; "Os Insetos do Chaves" (1975) também teria sido censurado pela cena em que Chaves lambe um ferro de passar; entre outros
Até que em 2011 o diretor de programação do SBT, Murilo Fraga, durante o Festival SBT 30 anos sobre Chaves, fala pela primeira vez sobre os tais episódios perdidos. Murilo fala da perda de qualidade destes episódios, e que estes teriam saído do ar por esse motivo, além de existirem outros com histórias semelhantes.


Esse depoimento do diretor do canal de Silvio Santos confirmando a existência dos episódios, apesar da qualidade e defeitos técnicos, empolgou os fãs da série que passaram a cobrar a exibição dos "perdidos". Com isso, começou o esforço de técnicos de som e imagem do SBT para recuperar esses episódios de Chaves, e no mesmo ano, durante o SBT Brasil, foi anunciado a tão esperada volta dos episódios perdidos.





Foram exibidos em 2011 um total de 9 episódios perdidos: "Muito Azar na Sorte Grande" (1979), "Panquecas Pra Dentro, Barriga Pra Fora" (1977), "A Festa da Amizade" ou "A Festa da Pichorra" (1973), "O Atropelamento" (1975), " Assistindo ao Jogo" ou "O Radinho do Quico" (1975), "O Mistério dos Pratos Desaparecidos" (1974), "A volta dos espíritos zombeteiros" (1974), "As Apostas/ Ladrões / Brincando de Escolinha" (1973), e "Os Ladrões e a Janela / Balões" (1973). Em breve todos disponíveis para download aqui no O Baú do Chaves.

Em janeiro de 2012, através do twitter, o mesmo Murilo Fraga confirmou a exibição do chamados "episódios semelhantes", que são episódios com histórias semelhantes à de episódios que o SBT exibia normalmente. O primeiro semelhante exibido foi  "O Primo do Seu Madruga" (1975), no dia 16 daquele mês, marcando 5.5 pontos de média de audiência com picos de 6, e apesar de ser a 4ª maior audiência naquele dia já era maior que a média de "As Férias com Patati e Patatá" que era exibido na faixa do horário anteriormente. No total foram exibidos 59 episódios semelhantes. Em breve todos também estarão disponíveis para download.


Os semelhantes de Chapolin Colorado

Imagem
"A casa dada não se olha os fantasmas"
um dos semelhantes exibidos.
No fevereiro de 2013, também começou a ir ao ar os episódio semelhantes do nosso Vermelhinho. "O Vazamento de Gás" (1979) foi o primeiro de 28 episódios que foram exibidos pelo SBT na faixa das 13hs. Após apenas três semanas, a série foi substituída por Arnold, devido aos baixos índices de audiência apesar das exibições dos semelhantes. Em breve todos esses episódios também estarão disponíveis para download. 





O Fim do "Volta Perdidos"

Como felizmente todos esses episódios "perdidos" de Chaves e Chapolin, inclusive até alguns inéditos, voltaram a ser exibidos pelo SBT, a ideia de "Volta Perdidos" ficou obsoleta. Após um longo período parado, decidimos criar um blog novo para todos que são Chavesmaníacos desde criança recordem sempre sobre a série, ainda mais agora que Chaves e Chapolin estão cada vez mais raros na programação da TV.

Mas toda a equipe do antigo blog e que está junta novamente nesse novo projeto, O Baú do Chaves, ficará sempre marcada e lisonjeada por ter feito parte da campanha pela volta dos episódios perdidos, e por ter visto toda essa batalha tendo um final feliz dentro do tempo de existência do blog.

Veja quem já é parceiro do blog e também seja um. Saiba como.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Este blog é independente, sem vínculo com a Televisa © ou quaisquer outras emissoras transmissoras das séries de Chespirito | Desing de Roberto Cirilo